quarta-feira, 25 de agosto de 2010

DIA DO CERRDO

 

Miniaturas do cerrado em exposição no Boulevard
Shopping apresenta mostra com mini esculturas feitas por, 
Adeilton Oliveira
























                         Para comemorar o Dia Nacional do Cerrado, 11 de setembro, o Boulevard shopping apresenta a exposição “Cerrado e sua Biodiversidade”. São mini esculturas feitas pelo artista plástico Adeilton Oliveira para representar o maior bioma da América do Sul.  Na mostra, animais silvestres como o lobo guará, tamanduá bandeira, aves e insetos ganham forma a partir de palitos de fósforo e pedaços de madeira. “Além da fauna, a exposição destaca também a beleza da flora da região, com ipês coloridos e flores”, disse o artista.
A exposição está aberta ao público no 2° piso do mall, de segunda a sábado, das 10hs às 22hs. Domingos e feriados das 12hs às 22hs. A entrada é gratuita e classificação livre.
 

Sobre o artista


Nascido em Cajazeiras, na Paraíba, Adeilton Oliveira veio morar em Brasília em 1978, com cinco anos de idade. Não demorou muito para demonstrar seu talento pela arte. Aos 16 anos, entrou para o grupo Via-Sacra e se apaixonou pelo lúdico, o teatro e a dança, até descobrir sua capacidade para fazer objetos em miniaturas. “Foi amor à primeira vista por essa área que exige dom e habilidade”, disse Adeilton, aluno do curso de Artes Visuais na Faculdade de Arte Dulcina de Moraes, em Brasília.
Transformar material reciclado em pequenos objetos foi o grande salto do artista. Agora, ele desenvolve uma exposição feita a partir de palitos de fósforo para homenagear o cerrado e que será montada, pela primeira vez, no Boulevard Shopping, entre os dias 9 e 19 de setembro. “O ano de 2010 é o ano mundial pela biodiversidade, segundo a Organização nas Nações Unidas. E como 11 de setembro é o Dia Nacional do Cerrado, resolvi ressaltar a nossa região”, explica o artista. A sutileza de Adeilton chama atenção não só pela forma que brinca com as peças, mas também pelo jogo de atração que cria no imaginário das pessoas.


Como é a exposição miniaturas do cerrado?
São 20 peças, que representam a flora e a fauna do cerrado, como lobo guará, corujas, araras e tucanos. Procurei criar não só o objeto, mas toda uma cena. Como, por exemplo, tucanos se alimentando em uma árvore torta típica dessa região.


Porque escolheu palito de fósforo para desenvolver a exposição?
Procurei uma matéria prima inusitada, algo diferente que poucas pessoas fizessem e tenho noticia de apenas cinco artistas que trabalham com este material no Brasil.


Quanto tempo leva para desenvolver um trabalho como este?
Estou trabalhando nesta exposição há três meses. O processo é bastante demorado e exige muito cuidado. Mas estou fazendo com muita dedicação e será exposta pela primeira vez no Boulevard Shopping.


Quais os materiais usados além dos palitos?
Fibra de Buriti e pedaços de madeira.


Esses produtos serão comercializados?
Sim, mas as peças que compõe a exposição somente serão vendidas por encomenda.


Vive da arte?
Sou artista em tempo integral e este trabalho é minha única fonte de renda. Adoro o que eu faço e já participei de mais de 100 exposições, entre elas a XII Feira Internacional de Artesanato do Nordeste (FEINO) em Maceió-AL e a Casacor Brasília.


O que você destaca em seu trabalho?
Em março do ano passado fiz a exposição “Eduardo e Mônica”, em comemoração aos 50 anos de Renato Russo. Em novembro deste ano pretendo fazer uma com o tema “Faroeste Caboclo”, uma das músicas mais marcantes da história do rock nacional, e lançá-la com o filme que está sendo produzido pelo diretor brasiliense René Sampaio.


Serviço:
Exposição: “Cerrado e sua Biodiversidade”
Local: Boulevard Shopping (Final da W3 Norte)
Período: De 9 a 19 de setembro
Horário de Funcionamento: De segunda a sábado, das 10hs às 22hs e domingos e feriados das 12hs às 22hs.
Entrada é gratuita e classificação livre
Informações: (61) 3448-3400


Fonte: Tríplice Comunicação

Um comentário:

  1. Assisti a reportagem! meus parabéns pelo trabalho maravilhoso que vc faz! é para poucos... um mundo em miniatura... arte linda a sua!

    ResponderExcluir